Volks suspende demissões, metalúrgicos retomam as atividades

Por Marina Mendes
Fonte Agência Notícias do Planalto

Parados desde a última quarta-feira (30/08), metalúrgicos da fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo, na região paulista do ABC, decidiram suspender a greve nesta segunda-feira (04/09) quando a empresa anunciou que as cartas de demissão para 1.800 trabalhadores foram anuladas. A greve estará suspensa até a próxima semana, quando se inicia uma nova rodada de negociações.

A Volks pretendia demitir cerca de 6 mil funcionários de três das cinco fábricas no Brasil, alegando uma crise financeira. Os motivos seriam o não repasse de um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) no valor de R$ 497 milhões, e também à redução na taxa de câmbio, que significa um dólar muito baixo, o que prejudica as exportações. No entanto, dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), indicam que a indústria automobilística bateu o recorde de produção e exportações nos primeiros sete meses do ano.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, além das demissões, a empresa pretendia cortar uma série de direitos dos funcionários, precarizando as condições de trabalho para baratear a produção.

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revelam que cada posto de trabalho em uma montadora gera oito vagas no setor automotivo. Com a demissão de 1.800 funcionários da Volks, aproximadamente 14 mil pessoas ficariam desempregadas na região do ABC, de acordo com o Sindicato.