Grito dos Excluídos reunirá milhares no RS

Por Luiz Renato Almeida
Fonte Agência Chasque

Milhares de pessoas são esperadas em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira para a décima segunda edição do Grito dos Excluídos, tradicional manifestação popular que ocorre em diversas cidades do Brasil. No Rio Grande do Sul, manifestações já ocorreram em Uruguaiana e Passo Fundo. Na capital, os participantes caminharão do centro da cidade até a avenida Perimetral, onde acontece o desfile oficial da Semana da Pátria.

Luiz Antonio Pasinato, da CPT (Comissão Pastoral da Terra), explica que o tema do Grito dos Excluídos deste ano – a indignação – não tem a ver apenas com a corrupção na política. “É também um grito de indignação contra todas as formas de exclusão que geram a miséria do povo brasileiro. Desde a fome, falta de condições de trabalho, falta de terra para plantar. O Grito quer que todos possam ouvir, não apenas os governantes, mas toda a sociedade, que há uma grande parcela da população brasileira excluída das condições mínimas de uma vida digna”, afirma.

Pasinato afirma que o Grito dos Excluídos deste ano defenderá também bandeiras como Reforma Agrária, direito à alimentação e direito ao trabalho. A manifestação também vai exigir o fim das guerras no Oriente Médio e a anulação da privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Os movimentos sociais defendem, ainda, maior participação popular nas decisões da política brasileira.

Organizado pelas Pastorais Sociais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), o Grito dos Excluídos deve acontecer em pelo menos 14 capitais brasileiras.