11 de setembro: 5 anos de mortes pelo mundo

Fonte Agência Notícias do Planalto

Dia 11 de setembro de 2001. Há cinco anos, quatro aviões foram seqüestrados por terroristas nos Estados Unidos e foram jogados contra as famosas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e contra o Pentágono, sede do departamento de defesa do país.

Nesta segunda-feira (11) cerimônias prestaram homenagens às vítimas dos ataques. Às 8h46 sinos de igrejas de Nova Iorque tocaram para marcar a hora em que o primeiro avião atingiu uma das torres do edifício.

A ação terrorista realizada pela Al Qaeda, movimento fundamentalista islâmico internacional, foi responsável por quase três mil mortes nas torres. Logo após os atentados, o presidente George W. Bush iniciou a chamada “guerra contra o terrorismo”, investindo em uma retaliação ao grupo responsável pela ação.

As tropas estadunidenses invadiram o Afeganistão, território do grupo armado Taliban, e o Iraque. Milhares de civis já foram mortos no Oriente Médio por conta dessa intervenção militar dos EUA nos países. Mais de 2,6 mil soldados morreram nos combates.

Para Noam Chomsky, escritor estadunidense e defensor dos direitos humanos, os Estados Unidos são vistos em grande parte do mundo como um Estado líder do terrorismo. O país foi, inclusive, condenado pela Corte Mundial por “uso ilegal da força”.

A estratégia de Bush de “guerra contra o terror” teve repercussão negativa não só na comunidade internacional. Desde a invasão do Iraque, em 2003, sua popularidade caiu significativamente nos EUA e os cidadãos pressionam pela retiradas das tropas no Iraque.