Trancamento de rodovia pede desapropriações no DF

No Distrito Federal, cerca de 300 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) bloquearam o trecho da rodovia BR 020 (Belém-Brasília), entre os municípios Planaltina (DF) e Formosa (GO), na altura do quilômetro 10.

Os trabalhadores querem o assentamento de cerca de 170 famílias em uma área de 2,4 mil hectares na região, conhecida como Pipiripau. O local foi anunciado como assentamento em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso. Até agora, a área não foi destinada à Reforma Agrária.

Há quatro anos, ao descobrir que não havia nenhuma família nas terras, o MST fez a primeira ocupação. Esse tipo de assentamento é conhecido como “fantasma”.

A área pertence ao Governo do Distrito Federal, que fez um acordo com o Incra para o assentamento de famílias em regime de cooperativa. Nessa pareceria, o órgão federal liberaria os recursos para a construção de casas, estradas, créditos e assistência técnica.

O governo liberaria a área desde que pudesse escolher as famílias a serem assentadas. O governo distrital se recusa a ceder a área para o assentamento dos trabalhadores.

Uma equipe do MST se reuniu com representantes da Secretaria de Agricultura do GDF e da Ouvidoria Agrária, na sede da secretaria de Agricultura.