Empresa suspende construção de fábrica de celulose no Uruguai

Fonte Ansa

A empresa finlandesa Botnia suspendeu a construção de sua fábrica de celulose em Fray Bentos, 309 quilômetros a noroeste de Montevidéu, devido a um conflito com os trabalhadores. Por sua vez, a companhia espanhola Ence, que também pretende construir uma fábrica na cidade, resolveu demitir os funcionários de seus escritórios centrais no Uruguai.

Os trabalhadores que constroem a fábrica da Botnia, descontentes com a chegada de um primeiro contingente de empregados europeus, impediram a descarga de um barco com material proveniente da Finlândia e bloquearam o acesso ao prédio da empresa.

Há alguns dias foi informado que a Botnia traria cerca de mil empregados estrangeiros para construir a fábrica, o que foi rejeitado pelos trabalhadores uruguaios.

A empresa apontou hoje, em um comunicado, que, “diante desta falta de garantias tanto para a segurança individual daqueles que trabalham na obra quanto para a normal continuidade dos trabalhos na mesma, a Botnia se vê obrigada a deter todas as atividades na construção de sua fábrica de celulose em Fray Bentos”.

“A medida é tomada até que se restabeleçam as condições requeridas legitimamente para o desenvolvimento deste empreendimento”, acrescentou a empresa.

Por sua vez, o conselheiro representante da Ence, Pedro Oyarzábal, que visita o Uruguai, anunciou ontem que a empresa fará “uma redução do quadro de funcionários nos escritórios centrais” da empresa em Montevidéu.

Oyarzábal se reuniu com cerca de 50 funcionários da companhia e comunicou-lhes a demissão de 40 em um total de 60 trabalhadores. A conversação entre ambas as partes foi divulgada hoje por alguns veículos de comunicação.

O executivo disse que a empresa não pode iniciar as obras de sua fábrica de celulose projetada em Fray Bentos porque “o Banco Mundial não nos dá permissão e, por isso, não nos emprestam dinheiro”.

Oyarzábal manterá, nas próximas horas, uma reunião com o secretário da Presidência uruguaia, Gonzalo Fernández, e com o ministro da Indústria, Minas e Energia, Jorge Lepra, para conversar sobre os planos da empresa no Uruguai.

As fábricas da Botnia e da Ence em Fray Bentos, na margem oriental do rio Uruguai, causaram um dos maiores conflitos diplomáticos da história entre os governos da Argentina e do Uruguai.