Sem Terra criticam lentidão na Reforma Agrária e pedem crédito para assentados

Por Danilo Augusto
Fonte Agência Notícias do Planalto

O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) foi criado pelo governo federal com a finalidade de gerar novos postos de trabalhos, garantir a sustentabilidasde de pequenos produtores, e, ainda, diminuir a migração de camponeses para a cidade. Mas todos esses objetivos esbarram na burocracia. O crédito não antige de forma efetiva as pessoas que necessitam.

O MST defende a geração de novos créditos para esses pequenos trabalhadores rurais que estão nos assentamentos rurais. “Hoje os créditos que existem são insuficientes para atender todas demandas do campo. Há um crédito que é Pronaf, que atende a agricultura familiar. A reivindicação do MST é que seja criado um crédito especial para os assentamentos da reforma agrária, que atenda a realidade dos assentados, que é diferente da pequena agricultura”, afirma Marina do Santos, integrante da coordenação nacional do Movimento em Brasília (DF).

Ela acredita que não houve avanços significativos na Reforma Agrária no governo Lula. “A Reforma Agrária nos últimos quatro anos, como nos anos anteriores do governo Fernando Henrique Cardoso [PSDB], andou a passos de tartaruga. Houve poucos avanços, na verdade, na linha da Reforma Agrária”, disse.