Organizações se mobilizam contra árvores transgênicas

Liberar ou proibir as árvores geneticamente modificadas? O tema foi debatido durante a Conferência das Partes (COP8) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), realizada em Curitiba (PR) em março desse ano. Na ocasião, os participantes aprovaram uma recomendação de precaução para tratar das árvores transgênicas e abriram uma consulta pública sobre o assunto.

“Reconhecemos as incertezas relacionadas aos potenciais impactos ambientais e sócio-econômicos de árvores geneticamente modificadas sobre a diversidade biológica dos bosques a nível global, assim como os impactos sobre os meios de subsistência das comunidades indígenas e locais”, afirma a resolução da COP.

Para contribuir com a discussão, várias organizações elaboraram uma carta conjunta que será enviada ao secretariado da Conferência com informações e análises sobre o tema. O documento faz um chamado para que a COP declare imediatamente a proibição das árvores transgênicas.

Segundo as organizações, as árvores modificadas têm objetivos muito claros como a resistência a herbicidas e insetos e um crescimento rápido. “Nenhuma dessas características pode ser vista como um benefício à diversidade biológica dos bosques, que têm necessidade de acompanhamento especial da flora, de insetos e de suas correspondentes cadeias alimentares, todas impactadas por herbicidas”, diz a carta. O crescimento rápido também afeta o ecossistema, prejudicando o solo e facilitando o esgotamento dos lençóis freáticos.

“Além disso, plantações de árvores geneticamente modificadas serão instaladas em lugares em que atualmente existem bosques diversificados biologicamente, seguindo a tendência de plantações de monocultura que foram substituídos por bosques nativos em todo o mundo”, coloca o documento. Para as organizações, é óbvio que essas modificações genéticas estão sendo levadas a diante por razões industriais e não ambientais.

As organizações concluem a carta pedindo que a COP avance sua atual recomendação de precaução para uma decisão obrigatória que proíba imediatamente a liberação de árvores transgênicas.

O que é a COP

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). As reuniões da COP são realizadas a cada dois anos em sistema de rodízio entre os continentes e conta com a participação de delegações oficiais dos 188 membros da CDB, além de representantes de organismos internacionais, organizações não-governamentais, entre outros.