Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão no MA

O Grupo Móvel de Fiscalização de Combate ao Trabalho Escravo, da Delegacia Regional do Trabalho no Maranhão (DRT/MA), resgatou na quarta-feira (27/09), 19 trabalhadores em condições análogas à escravidão. A libertação ocorreu na Fazenda Nova Esperança, em Rio dos Bois, no município de Bom Jardim (MA).

Os trabalhadores estavam sem remuneração há cerca de três meses e suas condições foram consideradas péssimas pelos fiscais da unidade. No local não havia água potável, a alimentação era precária. Sem condições de higiene ou equipamentos de proteção individual, metade destes trabalhadores estava alojada em um curral em meio aos animais e a outra metade se alojava em um matagal dentro da fazenda. Entre os trabalhadores foram encontrados dois menores de 17 anos e uma criança de apenas três anos, acompanhada dos pais.

Havia ainda um trabalhador vivendo isolado dos demais, em um barraco de palha coberto com lona preta e sem proteção lateral.

O proprietário irá arcar com R$18 mil de indenizações e os libertos receberão seguro-desemprego durante três meses, no valor de R$350 cada parcela. O município de Bom Jardim se situa na região centro-oeste do estado, onde muitos casos como estes são flagrados pela a unidade desde que começou a atuar, em 2003.