Uso de agrotóxicos é o principal problema de saúde dos agricultores brasileiros

Por Nina Fideles
Fonte Agência Notícias do Planalto

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente um milhão de pessoas no mundo sofrem com intoxicações por agrotóxicos, sendo 70% delas de origem ocupacional – ou seja, de trabalhos relacionados diretamente ao manuseio destes produtos. Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde revela que em 16 estados brasileiros, o que mais afeta a saúde dos agricultores é o uso dos agrotóxicos. O consumo destes produtos no Brasil é o terceiro maior no mundo e apenas oito empresas controlam este mercado.

Para James Frank Mendes Cabral, técnico de educação da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), os motivos das intoxicações são muitos, entre eles a falta de informação dos agricultores que se dá na hora da compra.

“O problema começa já na venda do agrotóxico. Muitos vendedores de produtos agrícolas fazem apenas a propaganda dos benefícios do agrotóxico e não informam bem o agricultor. Então, se for fazer uso de agrotóxico, ele tem que estar ciente que ele deve ter um receituário agronômico, que é uma medida que, pelo menos, o agricultor pode acionar juridicamente não somente o profissional que fez a recomendação do agrotóxico, mas também a loja que vendeu o produto a partir de civilizar um problema de saúde, uma intoxicação, ou até mesmo um óbito por motivo de uso de agrotóxicos.”

O receituário agronômico está previsto em lei, mas em muitas regiões isto não é respeitado. Mesmo com as orientações para o agricultor, James afirma que o melhor é não utilizar os venenos para dar espaço às alternativas agroecológicas – modelo de agricultura baseado na produção livre de agrotóxicos e transgênicos.