Cooperativa de agricultores familiares produz primeiros litros de óleo de girassol

Agricultores familiares do sul do Rio Grande do Sul deram início, nesta semana, à produção de óleo de girassol pela cooperativa de biodiesel Biopampa. Os produtores extraíram cerca de 300 litros do óleo utilizando uma máquina própria da cooperativa.

Artêmio Parcianello, coordenador da Rede Bionatur de Sementes Agroecológicas, relata que este é um teste inicial para que os agricultores aprendam o processo de extração de óleo. Em um primeiro momento a produção será voltada para o consumo interno das famílias. Mas a expectativa é de que à medida que os agricultores se insiram no processo, aumente a quantidade de óleo extraído e avancem para a fabricação de biodiesel.

“No nosso primeiro processamento de girassol a frio conseguimos extrair óleo de boa qualidade. Pretendemos ampliar para que as comunidades consigam produzir seu próprio óleo para o consumo da família”, afirma.

Artêmio também destaca o convênio realizado entre a empresa canadense Share Agriculture, a Biopampa e a Bionatur. Os agricultores ligados à Bionatur, que produz sementes agroecológicas, encontram na Biopampa a estrutura para extrair óleo e fabricar biodiesel. Processo que, na opinião do coordenador, expande a cadeia produtiva das sementes e traz alternativas de renda aos agricultores.

“Existe a perspectiva de aproveitar novas ações. Produziremos a semente, depois o óleo e teremos a sobra para utilizar na alimentação da vaca de leite”, analisa.

Estima-se que 14 mil famílias de pequenos agricultores da metade sul do estado devam se associar à Biopampa. Somente a Rede Bionatur agrega 160 famílias de agricultores assentados da Reforma Agrária na região que produzem, sem agrotóxico, 63 variedades de sementes.