Comitê de Defesa da Revolução Cubana completa 10 anos no Espírito Santo

Em 06 de outubro, o Comitê de Defesa da Revolução Cubana do Espírito Santo realizou a primeira atividade de comemoração de seus 10 anos de existência. Uma plenária em homenagem a Ernesto Che Guevara reuniu militantes do movimento sindical, estudantil e popular. Na ocasião, também foi aprovado um Manifesto de Solidariedade ao Povo Cubano, que será entregue ao embaixador de Cuba em sua visita ao estado na próxima semana.

O manifesto assegura apoio total do comitê a Cuba. O texto também aponta críticas a cobertura da mídia, que insistiria em anunciar um suposto fim para o socialismo cubano com o delicado estado de saúde do presidente Fidel Castro.

O Comitê surgiu em 1996 com o objetivo de divulgar e manter vivos os princípios da Revolução Cubana. Ao longo desses anos, foram realizados debates, seminários e várias atividades que pudessem trazer esse tema para a sociedade capixaba.

Para a comemoração dos 10 anos do Comitê foram montadas exposições de fotografias e mostras de filmes cubanos, além de uma série de debates sobre as políticas públicas desse país. Com a visita do embaixador cubano, pretende-se selar o intercâmbio de informações e trabalhos nas áreas de educação e saúde entre Espírito Santo e Havana. Já estão agendadas visitas do embaixador às prefeituras da Grande Vitória (ES) para efetivar esse acordo.