7° Encontro dos Sem Terrinha começa em Campos (RJ)

Na semana da criança, os filhos e filhas de trabalhadores rurais acampados terão sua festa na sétima edição do Encontro Sem Terrinha, em Campos dos Goytacazes (RJ). Organizado pelo Setor de Educação do MST, o evento acontece nos próximos dias 15 e 16 de outubro e marca a mobilização dos Sem Terra por educação no campo.

Este ano, além dos Sem Terrinha entre 7 e 14 anos, participarão também alguns quilombolinhas, crianças que descendem dos remanescentes quilombolas que vivem na região. O objetivo da ação é divertir e integrar as crianças enquanto elas refletem sobre sua situação e conhecem seus direitos.

Nos dois dias, as crianças participarão de atividades lúdicas, pedagógicas e políticas. No domingo (15/10), os pequenos Sem Terra vão discutir o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Mais tarde, participarão da oficina “A escola que queremos”, tema do 6º Concurso Nacional de Arte-Educação do MST. As atividades acontecerão no campus avançado da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos.

No dia seguinte, após um lanche coletivo, os Sem Terrinha farão uma manifestação. Eles vão reivindicar a construção de uma escola de segundo segmento (antigo ginásio) no assentamento Zumbi dos Palmares e a convocação de um seminário para debater a educação no campo no município.

O MST já recebeu diversos prêmios por seu trabalho na área de Educação. Entre eles, os Prêmios Itaú-Unicef “Por uma Educação Básica no Campo” (1999) e “Por uma Escola de Qualidade no Campo” (1995).

O norte fluminense concentra o maior número de latifúndios do estado do Rio. Grande parte é de usinas falidas de cana-de-açúcar. Também é a principal área de atuação do MST no Rio de Janeiro e onde ficam os principais assentamentos.

No total, 873 famílias ligadas ao MST foram assentadas na região, mas ainda precisam de assistência técnica e crédito rural. Outras 550 famílias Sem Terra continuam acampadas à espera da desapropriação de fazendas.

Nos dias 20 e 21 de outubro será a vez do Encontro dos Sem Terrinha de Piraí. Nos dias 8 e 9, o evento aconteceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e reuniu cerca de 40 crianças.