No Ceará, Sem Terrinha discutem agroecologia

Cerca de 200 crianças de várias regiões do Ceará participaram do V Encontro Estadual dos Sem Terrinha, que aconteceu durante os dias 10,11 e 12 de outubro em Fortaleza (CE).

O tema escolhido para esse ano foi “Agroecologia: produzindo uma vida, cuidando da natureza”. No primeiro dia, as crianças participaram de debates sobre a história do MST e também de uma oficina de fazer bonecos. No dia seguinte, o Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará) pautou a discussão sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) a partir de uma apresentação teatral. À tarde, os Sem Terrinha visitaram o Museu do Ceará, que abriga uma exposição sobre os 80 anos do movimento de Caldeirão, considerada uma das principais mobilizações por terra no país que acabou com o assassinato de 700 pessoas pelo Exército em 1937. A maior parte das crianças nunca tinha ido a um museu.

Muitos também experimentaram pela primeira vez o banho de mar, durante a visita à praia de Iracema, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. À noite, foi organizada uma jornada socialista em homenagem ao Sem Terrinha Lênin Afonso Paz, que morreu há cinco anos após ser atropelado por um carro oficial do governo do estado. Até hoje os assassinos não foram punidos.

No último dia, os Sem Terrinha foram ao Parque Rio Branco e brincaram com crianças da cidade. Em um gesto simbólico, eles plantaram 20 mudas de árvores e participaram, em seguida, de uma palestra sobre agroecologia. Além do conhecimento adquirido, as crianças levaram para casa mudas de árvores doadas pela prefeitura de Fortaleza. A recordação será plantada nos assentamentos e acampamentos do MST no Ceará.