Sem Terrinha protestam contra Stora Enso em Porto Alegre

Cerca de 350 crianças Sem Terra fizeram um ato na tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre (RS), em frente ao escritório da multinacional Stora Enso, na avenida Carlos Gomes. Os Sem Terrinha iniciaram uma marcha, por volta das 14h30, partindo do Jardim Botânico em direção ao escritório da empresa, em protesto contra a expansão das grandes plantações de eucaliptos no Rio Grande do Sul. No prédio onde funciona o escritório da Stora Enso, as crianças denunciaram a ação da empresa no Rio Grande do Sul.

A marcha faz parte da décima edição do Encontro dos Sem Terrinha, realizado sempre no Dia da Criança. Este ano, o Encontro discutiu o tema das monoculturas de eucalipto, que afeta diretamente a vida dos Assentamentos da Reforma Agrária no Estado.

“A discussão sobre o chamado Deserto Verde vem ganhando força nos últimos meses no estado. É importante que as crianças e os adolescentes aprendam e discutam sobre a questão, para que possam escolher o melhor para suas vidas”, afirma Marli Zimermann, integrante do setor de educação do MST.

A Stora Enso é – junto com Aracruz e Votorantim – uma das três empresas de celulose que dividiram o Rio Grande do Sul entre si, e já implementam o projeto de plantio de milhares de hectares de eucalipto, que aumentarão a concentração da terra, expulsarão os trabalhadores do campo e afetarão o meio-ambiente.

Encontros acontecem também no interior do estado

Desde ontem, cerca 1,5 mil crianças de assentamentos e acampamentos participam de atividades nos municípios de Santana do Livramento, Bagé, Canguçu, Piratini, Sarandi, Jóia e Eldorado do Sul. Os encontros contaram com oficinas pedagógicas de teatro, capoeira, expressão corporal, grafitagem, música e danças, entre outros.