Movimentos sociais começam curso de Economia Política no ES

Na última segunda-feira (16/10), teve início o curso de pós-graduação em Economia Política, na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), que conta com 50 estudantes de diversos movimentos sociais, entre eles a Via Campesina. O curso é uma parceria do Departamento de Economia da UFES com a Escola Nacional Florestan Fernandes e é o primeiro curso de especialização em economia política vinculado à escola.

“O objetivo do curso é formar multiplicadores que compreendam o desenvolvimento do capitalismo e possam transformar a realidade a partir de sua interpretação”, explica Adelar Pizzeta, coordenador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Para ele, o curso também tem por objetivo qualificar os movimentos da Via Campesina na perspectiva de construção de um projeto popular para o Brasil.

Para o coordenador do curso e professor de Economia da UFES, Reinaldo Carcanholo, a oportunidade representa a abertura da universidade para os movimentos sociais organizados. “A universidade tende a aprender muito com as experiências dos movimentos”, comenta Reinaldo. Ele explica ainda que a proposta do curso é justamente aprofundar o conhecimento científico sobre questões sociais para interpretar o momento em que se vive.

O curso terá duração de dois anos, com funcionamento por quatro módulos e conta com a participação de estudantes de movimentos sociais de 17 estados.