Depois de ameaças de policial, três Sem Terra são presos em Alagoas

Cerca de 35 famílias Sem Terra fizeram um bloqueio na AL-487, no município de Traipu, no agreste do estado, para tentar ocupar mais uma vez a fazenda Santa Terezinha. Os lavradores estavam acampados há 7 anos nessa fazenda e, depois de sofrerem o despejo quatro meses atrás, foram para uma área vizinha.

Atualmente, o MST tem 5200 famílias acampadas no estado. Neste ano, estava previsto o assentamento de 3000 famílias, mas apenas 500 devem receber os lotes.

No último período, as famílias têm sido vítimas de ameaças do grupo da proprietária da fazenda Santa Terezinha, que mantém capangas armados que ameaçam os lavradores. A plantação de mandioca para o consumo das pessoas foi destruída também.

Na quarta-feira (31/10), durante o protesto para denunciar os atos de violência, o policial civil Marcos André do Nascimento, que estava de folga e se encontrava embriagado, tentou furar o bloqueio e agrediu verbalmente os trabalhadores. Depois disso, sacou uma arma e ameaçou atirar nas famílias.

Quando a polícia chegou ao local, em vez de prender o policial, levaram três trabalhadores rurais e tentaram apreender os instrumentos de trabalho das famílias.