Em encontro nacional, CPT discute a Amazônia

Fonte CPT

A Amazônia será a temática do Encontro Nacional de Formação da CPT (Comissão Pastoral da Terra), que começa hoje e vai até o dia 11 em Goiânia (GO).

Com o tema “Amazônia: a força dos pequenos, vida para o mundo”, o Encontro pretende também refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2007, que tem como tema “Fraternidade e Amazônia”, e lema “Vida e missão neste chão”.

A partir do testemunho das CPTs da Amazônia, os agentes da CPT e trabalhadoras e trabalhadores rurais aprofundarão o debate sobre os grandes projetos econômicos para a região e a organização da luta de resistência e de alternativas construídas pelas comunidades tradicionais. Hoje a grande preocupação é com os impactos sobre a floresta em termos da devastação, da ameaça à riquíssima biodiversidade, da ocupação, do uso predatório dos bens naturais e as questões culturais.

A CPT tem uma relação estreita com o tema Amazônia. A entidade nasceu em 1975, durante o Encontro de Pastoral da Amazônia, e os primeiros a receberem a atenção da Pastoral da Terra foram os posseiros desta região.

Programação:

Dia 7
9 às 12 horas – Análise da realidade dos setores agrário e agrícola brasileiros com a assessoria de Isidoro Revers e Roberto Malvezzi do Projeto de Impacto do Hidro-agronegócio.

14 às 18 horas – A realidade amazônica a partir das CPTs da Amazônia.

Dia 8
9 às 12 horas – Os grandes projetos econômicos para a Amazônia, assessoria do antropólogo Alfredo Wagner, da Universidade Federal do Amazonas e autor do projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.

14 às 18 horas – continua o mesmo tema com Alfredo Wagner

Dia 9
14 às 18 horas – Campanha da Fraternidade 2007 e Documento “Os pobres possuirão a Terra”, com o teólogo Sandro Gallazzi, da CPT Amapá.

Dia 10
8 à 12 horas – continua a discussão sobre a Campanha da Fraternidade 2007.

14 às 18 horas – Grupos de Trabalho sobre os desafios para a CPT diante dos Grandes Projetos para a Amazônia.

Dia 11 – encerramento na parte da manhã