“Não existe ninguém mais culto que outro”, diz Frei Betto

“A importância do estudo na formação do ser humano”. Este foi o tema da palestra proferida pelo frade dominicano, escritor, teólogo e militante de movimentos pastorais e sociais, Carlos Alberto Ibânio Christo, o Frei Betto, na I Jornada da Educação na Reforma Agrária. O encontro aconteceu na semana passada no Centro de Eventos em Cascavel, no Paraná. O tema foi um pretexto para Frei Betto falar sobre a importância da educação, o poder da mídia, a influência do capital e as benesses e mazelas dos homens e mulheres.

Quebrando o conceito de dominador e dominado na educação, Betto rechaçou o preconceito existente nessa área. “Não existe ninguém mais culto que outro. Sempre há a falsa idéia de que cultas são as pessoas que passaram pela escola. O que existe são culturas diferentes e socialmente complementares”. Ele exemplificou o questionamento afirmando que os engenheiros civis e arquitetos dependem do conhecimento do mestre de obras para gerenciar e executar a obra.

Sobre os meios de comunicação, o palestrante advertiu que a televisão compensa os sonhos que não temos na realidade. “A programação da TV não é feita para aumentar a nossa cultura, mas para vender produtos”. Frei Betto ainda recomendou aos Sem Terra que a educação e cultura devem acontecer não apenas da cintura pra cima. “A educação sexual nas escolas são ensinamentos de higiene para combate de doenças sexualmente transmitidas e não se fala de prazer, afeto e nem há um debate sobre as diferentes sexualidades nas escolas”.

Frei Betto também deu seu recado: levar sempre um livro para onde for, ler vários pontos de vista para formar uma consciência crítica e fazer leituras coletivas para discutir o conteúdo.