Agricultores são despejados por consórcio da Vale do Rio Doce

Fonte – MAB

Depois da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar o processo de desapropriação de áreas das comunidades de Saltinho do Uruguai, Águas de Chapecó (SC) e Volta Grande Alpestre (RS) para a construção de uma hidrelétrica, mais de 21 famílias podem ser expulsas por causa de liminar de despejo do consórcio Foz do Chapecó Energia SA.

Segundo o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), os despejos já começaram e as casas dos trabalhadores rurais foram queimadas para dar lugar ao empreendimento (foto).

Além disso, famílias são ameaçadas de serem expulsas a qualquer momento pelo consórcio formado por Companhia Vale do Rio Doce (40%), Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (20%) e Serra da Mesa Energia S.A (40%).

“Eu já estava aqui quando eles vieram. Nos tratam como invasores, mas na verdade quem invadiu a propriedade foram os donos do consórcio” afirmou o agricultor Doilio Luiz Balsan, de Saltinho do Uruguai.

A concessão foi comprada em leilão por 18 milhões de reais, em 2001. Depois de construída, a barragem deverá alagar uma área de 13 municípios atingindo cerca de 3500 famílias.

Os atingidos realizarão uma assembléia em 13 de dezembro, na comunidade do Saltinho do Uruguai e Águas de Chapecó, para discutir como evitar o despejo das famílias e os desrespeito de seus direitos.