ONU: 2% concentram metade da riqueza mundial

Mais de metade da riqueza mundial, contando com propriedades e ativos financeiros, está nas mãos de apenas 2% dos adultos do planeta, segundo um estudo realizado por um instituto de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado na terça-feira (05/12).

Os rendimentos globais estão distribuídos de forma desigual, mas a distribuição da riqueza é ainda mais distorcida, de acordo com o estudo do instituto, noticia a Reuters.

De acordo com o levantamento, cerca de 40% de toda a riqueza global está concentrada nas mãos de 1% das pessoas consideradas ricas no planeta. Na outra ponta, a metade mais pobre da população mundial é dona de 1% da riqueza.

“A riqueza está fortemente concentrada na América do Norte, na Europa e nos países de elevados rendimentos da Ásia e do Pacífico. Os habitantes daqueles países detêm juntos quase 90% do total da riqueza do planeta”, revela o documento.

“Calculamos que os 2% dos adultos mais ricos do mundo possuem mais da metade da riqueza global, enquanto os 50% mais pobres detêm 1%”, disse Anthony Shorrocks, diretor do instituto.

Shorrocks comparou o quadro a uma situação hipotética em que num grupo de 10 pessoas uma teria 99 dólares, enquanto os outros possuiriam apenas 1 dólar.

“Se pensarmos que o rendimento tem sido distribuído de forma desigual, a riqueza está distribuída de forma ainda mais desigual”, diz o diretor do instituto.

De acordo com o estudo, em 2000, um casal precisava de um património de 1 milhão de dólares (cerca de 750,6 mil euros) para estar entre o 1% dos mais ricos do mundo, um grupo que reúne 37 milhões de pessoas.

Os países da América do Norte só possuem 6% da população adulta mundial, mas 34% da riqueza está concentrada na região. Em seguida, aparecem Europa e as nações mais desenvolvidas da Ásia e Pacífico, onde a população, junto com a América do Norte, soma 90% do total da riqueza global.

No geral, mais de metade dessas pessoas reside nos EUA ou no Japão.

Por outro lado, a riqueza dos habitantes da África, China, Índia e outros países com menos investimentos da Ásia é consideravelmente menor na comparação com o tamanho da população.

O estudo revela ainda que um património líquido de 2.200 dólares (cerca de 1.650 euros) por adulto colocaria uma família na metade superior da distribuição de riqueza.

Esse é primeiro com dimensão mundial sobre esta questão, para a qual há poucos dados disponíveis.