MST distribui alimentos em São Gabriel
Reforma Agrária significa produção de alimentos e geração de renda. Para demonstrar essa afirmação, o MST faz hoje em São Gabriel (RS) uma distribuição de alimentos produzidos por agricultores assentados.
Aproximadamente mil litros de leite e mil quilos de mandioca, além de hortaliças, legumes e frutas serão entregues no bairro Beira-rio. Os alimentos foram produzidos pelas 55 famílias do Assentamento Guajuviras, localizado no município. Também serão distribuídas sementes agroecológicas, desenvolvidas por assentados da região sul do estado. Pela manhã, os Sem Terra realizam também uma caminhada pelo centro de São Gabriel.
A ação visa conscientizar a população de São Gabriel sobre a importância da Reforma Agrária para o desenvolvimento da região. Os Sem Terra reivindicam a desapropriação da Fazenda Southall, de 13 mil hectares. A área está nos planos da Aracruz Celulose, que pretende comprá-la para o plantio de eucalipto. Porém, o MST defende a que o local seja destinado para a Reforma Agrária. Um assentamento na fazenda beneficiaria 600 famílias Sem Terra, gerando dois mil empregos diretos e produzindo alimentos para a população da região. “Eucalipto não alimenta o povo”, afirmou Jane Fontoura, integrante da coordenação do MST na região.