MST realiza 22° Encontro Estadual em São Paulo

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, cerca de 300 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra participaram do 22° Encontro Estadual do MST, no município de Itaberá, sudoeste de São Paulo. O encontro aproveitou as instalações da Escola Estadual de Agroecologia Laudenor de Souza, que funciona desde maio na Agrovila 5.

A atividade começou com uma análise de conjuntura, seguido por um balanço político das atividades do Movimento durante o ano. Temas como o papel dos assentamentos na organização do MST, formação política, relação do Movimento com o estado e a sociedade e os desafios do trabalho de base também foram discutidos.

A novidade ficou por conta da organização da Assembléia Estadual de Mulheres Militantes, que reuniu as trabalhadoras presentes ao encontro para discutir a questão de gênero. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as experiências de manejo bioenergético desenvolvidas pelos assentados nas agrovilas da regional sudoeste.

Entre as atividades culturais, aconteceram apresentações musicais e o lançamento da coleção de livros infanto-juvenis escritos pelo jornalista Mouzar Benedito, da Editora Expressão Popular.