Denúncia de prostituição infantil pode ser motivo de ameaça de morte a D. Erwin

Por Danilo Augusto
Fonte Agência Notícias do Planalto

Depois de ter recebido mais uma ameaça de morte, Dom Erwin Krautler, ativista de diretos humanos no Pará e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), prestou depoimento nesta quarta-feira (03/01) na Polícia Federal, no município de Altamira (PA). O religioso é conhecido por fazer várias denúncias contra fazendeiros, madeireiros e políticos da região. O bispo comenta que as últimas ameaças, no fim do ano, surgiram após ele denunciar criminosos que promovem abuso sexual e prostituição infantil.

“Junto com outras organizações, eu denunciei rigorosamente essa quadrilha que se alastrou há alguns meses aqui na região. Ela é formada por gente de poder aquisitivo elevado, que até agora sempre teve facilidade de sair de algumas situações pagando dinheiro para não se preocupar em ser acusada. E de repente, essa quadrilha, que é formada por um ex-vereador, médicos e comerciantes, se vê diante dos tribunais.”

O bispo está denunciando também a impunidade no assassinado da missionária Dorothy Stang – morta por pistoleiros em 2005. No caso foram acusadas cinco pessoas. Três continuam em liberdade. Dom Erwin, que mora há mais de 40 anos na região Amazônica, acredita ainda que outras pessoas estão envolvidas no assassinato.

Por causa da última ameaça de morte feita em um telefonema anônimo, o religioso está sob escolta policial. A Polícia Federal vai instaurar inquérito para investigar as ameaças e intimar outras pessoas a prestar depoimento.