Sem Terra realizam primeiro encontro em Roraima

Começou hoje o primeiro encontro do MST em Roraima, que acontece na capital Boa Vista. Cerca de 120 pessoas, que representam as áreas de pré-assentamento e acampamentos no estado, além de convidados de outras organizações, amigos e simpatizantes do Movimento participam do encontro. A atividade em Roraima, terra dos Povos Macuxi, deverá consolidar a organização do MST no estado.
O ano de 2006, foi de implantação do Movimento no estado. A primeira ocupação, com 150 famílias, aconteceu em 23 de julho, na antiga fazenda Bamerindus. Outras três ocupações foram realizadas. Em 11 de agosto na fazenda Caju, na cidade de Bonfim com 130 famílias; outra no município de Mucajaí, na fazenda da Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária) com 120 famílias; a última foi já em 2007, em 3 de janeiro, na fazenda Tabocas com 80 famílias da cidade Cantá.
Hoje o MST em Roraima, já conquistou um assentamento e dois pré –assentamentos. O assentamento Jatobá, conta com 89 famílias que receberão os primeiros créditos ainda neste mês janeiro.

Roraima, que foi colocado como terra de expansão do agronegócio, agora tem que ser olhado como terra de resistência indígena e da luta pela Reforma Agrária.