Índia de 70 anos é assassinada por pistoleiros no MS

Por Verena Glass
Agência Carta Maior

A ocupação de uma fazenda de 2,4 mil hectares na região de Amambaí, extremo sul do Mato Grosso do Sul, por cerca de 200 Guarani Kaiowá na última sexta (5), terminou com a execução de uma senhora de 70 anos, nesta terça (9), por um grupo de pistoleiros supostamente liderados por funcionários da propriedade, segundo a imprensa local.

Os indígenas, que moram na aldeia Taquapery de Coronel Sapucaia, reivindicam a área, que abriga um antigo cemitério da etnia, enquanto território tradicional e sagrado – o que teria sido comprovado por estudos antropológicos preliminares da Funai. De acordo com o delegado da Polícia Civil de Amambaí, Marcelo Batistela Damasceno, não há informações sobre qualquer pedido de reintegração de posse por parte do fazendeiro, mas no final da tarde de segunda-feira a polícia militar recebeu duas denúncias de furto de uma carreta e um trator. No final da tarde, quatro indígenas foram presos em flagrante pelo roubo da carreta, e foi aberto um inquérito contra outros oito.

Na manhã de terça, no entanto, um grupo de homens armados – segundo os indígenas, pistoleiros e funcionários da fazenda – cercou o grupo e, em uma ação extremamente violenta, obrigou os indígenas a entrar em um ônibus e um caminhão. No conflito que se criou, uma senhora idosa foi assassinada e um jovem ferido na perna.

Em nota divulgada no final da tarde de terça através do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os Guarani Kaiowá relatam que “a índia Kuretê Lopes, de aproximadamente 70 anos, foi morta com um tiro no peito, durante a violenta colocação das famílias em um caminhão e um ônibus. O fato ocorreu essa manhã, quando também saiu baleado o indígena Valdecir Ximenez. A suspeita é de que os tiros tenham sido dados por pistoleiros contratados pelos fazendeiros. Não satisfeitos com a brutal violência, os demais índios foram jogados na periferia da cidade de Coronel Sapucaia. No dia de ontem quatro índios foram presos quando tentavam ir para a terra indígena Tacuapery pedir ajuda a seus parentes, pois estavam sendo atacados, e uma criança indígena que desmaiou, foi levada pelos fazendeiros”.

De acordo com a página na internet Campo Grande News, a Polícia Civil suspeita que os disparos foram feitos por um capataz da fazenda. O caso está sendo investigado agora pela Polícia Federal.