Comissão exige punição em caso de despejo de Sem Terra da fazenda de José Janene

Por Gisele Barbieri
Fonte Agência Notícias do Planalto

Uma comissão formada por parlamentares da Assembléia Legislativa do Paraná, representantes do MST e outros movimentos sociais foram nesta sexta-feira (19/01) à região de Londrina (PR) cobrar das autoridades a apuração do caso de despejo ilegal de 50 famílias Sem Terra da Fazenda 3J. A propriedade é do deputado federal José Janene (PP-PR). A ação ocorreu no último dia 16 e foi realizada violentamente por guardas particulares e armados.

As famílias ligadas ao MST estavam acampadas na área desde setembro passado. Elas afirmam que obtiveram de um dos homens que realizaram o despejo a informação de que estavam ali a mando do deputado. Além do despejo, os sem-terra contam que foram agredidos e ameaçados com armas de fogo pelos homens que estavam encapuzados. Com a brutalidade da ação, muitos dos trabalhadores não tiveram sequer tempo para carregar seus pertences e ao voltarem no local presenciaram a queima de seus acampamentos.

A comissão de parlamentares e movimentos sociais voltou ao local para recuperar o que sobrou nos acampamentos. Em audiência, o delegado da região se comprometeu em ouvir todos os envolvidos no caso e punir os mandantes dos crimes.