MST DF e Entorno faz audiência com Incra para reivindicar fazenda Ilha Bela

Completando cinco dias de ocupação, as cerca de 600 famílias de trabalhadores rurais ligadas ao MST do Distrito Federal e Entorno acampadas na fazenda Ilha Bela (município de Flores de Goiás, GO) conseguiram agendar uma audiência para esta quinta-feira, 25, com integrantes de órgãos ligados à Reforma Agrária para discutir a desapropriação da área.

Confirmaram presença na reunião – que acontece às 10h no Salão Comunitário do povoado de Santa Maria, a 10 Km do local da ocupação – representantes do Incra nacional, da SR28 Superintendência Regional do Distrito Federal e Entorno, da GRPU (Gerência Regional de Patrimônio da União), da Ouvidoria Agrária e o promotor da cidade goiana de Alvorada do Norte.

A área em questão está abandonada, e tem aproximadamente 3,7 mil hectares. A propriedade já foi ocupada duas vezes, sendo que numa delas aconteceu um despejo violento dos lavradores. O latifundiário Carmo de Pádua Vilela, que responde pela fazenda, é acusado de tentativa de suborno para que funcionários do Incra forjassem laudos de vistoria que comprovassem a produtividade da área, além da supervalorização da estrutura física.

Existem 2 mil famílias acampadas há mais de três anos na luta pela desapropriação de áreas para assentamento na região.