UNE realiza sua 5ª Bienal de Cultura

Entre os dias 27 de janeiro a 2 de fevereiro, a União Nacional dos Estudantes (UNE) promove, na cidade do Rio de Janeiro sua 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura. Com o formato de um grande festival, a Bienal reunirá cerca de 10 mil jovens em torno de uma programação de debates, shows, espetáculos de teatro e dança, mostras de cinema e artes visuais, lançamentos de livros, oficinas e manifestações de rua. O tema da Bienal é Brasil-África: um rio chamado Atlântico e tem como objetivo despertar a reflexão dos estudantes sobre a influência africana na formação da cultura popular brasileira.

A 5ª Bienal é o início das comemorações dos 70 anos da UNE, em agosto. Durante o festival estão programados homenagens a célebres ex-dirigentes, exposição do Projeto Memória do Movimento Estudantil, além do lançamento do selo comemorativo do aniversário da entidade. A atividade acontece na região dos Arcos da Lapa, área central da capital carioca.

Estão confirmadas a presença do angolano Ondjaki, do ator Milton Gonçalves, dos músicos Naná Vasconcellos, Lenine, Beth Carvalho e Martinho da Vila, além do ministro Gilberto Gil. Diversos especialistas irão participar de debates e mostras sobre o tema.