Brasil quer sediar Fórum Social Mundial de 2009

Fonte: Portal Vermelho

Um dos representantes brasileiros no comitê, Rubens Diniz, membro do Centro Brasileiro de Solidariedade entre os Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), manifestou, “em nome dos movimentos (sociais), o desejo que o fórum seja no Brasil em 2009”. Segundo Diniz, “depois de um processo de internacionalização, passando pelos continentes, ele poderia voltar ao Brasil, seu berço, para ser fortalecido na América Latina”.

O governador do Paraná, Roberto Requião, enviou uma carta formal oferecendo o estado para receber o evento. Também existe a possibilidade do fórum acontecer na Bahia. Mas esses encaminhamentos devem ser definidos somente em junho, conforme informou um membro do Cebrapaz.

Durante os três primeiros anos, desde 2001, o fórum ocorreu no Brasil. O 4º Fórum Social Mundial foi em Mumbai, na Índia, e retornou ao Brasil em 2005, novamente em Porto Alegre (RS).

Em 2006, o encontro foi chamado de “policêntrico”, pois estava programado para acontecer ao mesmo tempo em três continentes: África, Ásia e América Latina. Por conta do terremoto no Paquistão no final de 2005, o evento de Karachi foi adiado. Dois encontros ocorreram: na cidade de Bamako, em Mali, e em Caracas, na Venezuela.

O Fórum Social Mundial de 2007 foi na África, no Quênia. Em 2008, o Comitê Internacional decidiu não realizar um evento concentrado, mas diversas manifestações e encontros pelo mundo.