Indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe é ferido em retomada de terras na Bahia

Fonte Cimi

O indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe Alcides Francisco Filho, mais conhecido como “Piba”, foi ferido a bala na coxa direita, em conflito com pistoleiros na fazenda de Marcos Andrade, no município de Itaju do Colônia (BA), na madrugada do dia 27 de janeiro de 2007. Alcides foi socorrido no hospital do município de Pau Brasil e transferido para o Hospital de Base, em Itabuna, onde foi medicado e liberado em seguida. Ele retornou para Pau Brasil, na região de Água Vermelha, sob os cuidados da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

No mesmo episódio, José Raimundo de Oliveira foi espancado a socos e pontapés, ficando em poder dos jagunços por mais de 12 horas. Ele só teria sido libertado porque disse que não era índio.

Piba e José Raimundo foram no dia 29 de janeiro à sede da Polícia Federal em Ilhéus para prestarem depoimento. O Chefe de Posto da Funai em Pau Brasil, Wilson Jesus, informou que uma equipe com representantes do Ministério da Justiça e Funai está a caminho para tentar solucionar os conflitos fundiários que envolvem os índios.

Segundo informações de Alcides Filho à equipe do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) em Itabuna (BA), a retomada de terras que gerou o conflito aconteceu em 23 de janeiro. A retomada não foi divulgada antes porque foi realizada em região de difícil acesso e havia presença constante de pistoleiros.

Ainda de acordo com o Pataxó Hã-Hã-Hãe, eles realizaram a ação por que a área é passagem para as suas roças e, quando iam trabalhar, eram ameaçados por pistoleiros à serviço do fazendeiro. A comunidade responsabiliza o fazendeiro Marcos Andrade por um incêndio provocado em janeiro de 2006 em áreas ocupadas pelos índios. Apesar das denúncias no Ministério Público Federal em Ilhéus, nenhuma providência foi tomada.

Na região do conflito, os indígenas viviam em quatro fazendas que tiveram suas benfeitorias indenizadas pela Funai, após retomadas feitas pelos Pataxó-Hã-Hãe. Sob ameaça, os índios não estão conseguindo voltar para estas terras. Agentes da Policia Federal estiveram na região do conflito no sábado à tarde (27/01).