No sertão de Pernambuco, famílias são despejadas com violência

Na manhã de hoje, cerca de 50 famílias do MST foram violentamente despejadas da Fazenda Mata Escura, município de Águas Belas, sertão pernambucano. A ação de despejo foi realizada por policiais militares, que agrediram os Sem Terra, inclusive crianças e mulheres. Uma criança de 9 anos está hospitalizada no Hospital Municipal Unidade Mista de Águas Belas, com ferimentos na cabeça.

Todos os barracos foram queimados, juntamente com os pertences dos trabalhadores rurais, e as lavouras foram destruídas por tratores.

As famílias viviam na área há mais de cinco anos. A Fazenda Mata Escura já foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que já emitiu decreto de desapropriação para fins de Reforma Agrária. O MST vai denunciar a agressão ao Ministério Publico Estadual, à Ouvidoria Agrária e à Corregedoria da Policia Militar.

Histórico de Violência

O ex-proprietário da área é Clodoaldo Bezerra Jonas, conhecido como “Codinho”, ex-prefeito de Águas Belas. Ele já tem um histórico de violência contra trabalhadores rurais. No ano passado, juntamente com capangas armados, Codinho ameaçou e espancou trabalhadores rurais que estavam acampados na Fazenda Nova, no mesmo município. Na ocasião o MST denunciou o caso no Ministério Público Estadual.