Indústrias são as que mais consomem e mais desperdiçam energia, diz Eletrobrás

Por Gisele Barbieri
Fonte: Agência Notícias do Planalto

O setor industrial é o que mais consome e também o que mais desperdiça energia. A constatação é feita por meio dos dados divulgados recentemente pela Eletrobrás. A empresa de energia afirma que de 9,2 milhões de MW/h gastos por este setor, 31% poderiam ser economizados. Isto é, quase um terço do total consumido.

Para o padre Antônio Claret Fernandes, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Minas Gerais, isto é um reflexo do modelo energético adotado pelo país.

“Só a Companhia Vale do Rio Doce, consome 5% de toda a energia que é produzida no país. Tudo isso para exploração de minério. Hoje na verdade quando o governo cria este projeto, que é o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que propõe um crescimento de 5% do setor energético, e com este sistema capitalista que temos no país, ele pode acabar de estragar o planeta. É um problema muito sério. Além disto, esta energia será para empresas privadas e não para o povo”.

O setor residencial, segundo a Eletrobrás também poderia economizar 20% do total de 7,5 milhões de MW/h consumidos. Mas para o professor Luiz Pinguelli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente da Eletrobrás, as residências acabam subsidiando as indústrias. Segundo ele as empresas pagam aproximadamente R$ 50 reais o megawatt-hora, enquanto os consumidores residenciais chegam a pagar até R$400 reais pela mesma quantidade de energia elétrica.