Movimento pela Paz e Contra a Guerra faz manifestação em frente ao consulado Italiano em São Paulo
O Movimento Italiano Pela Paz e Contra a Guerra fará no próximo sábado, dia 10, uma manifestação para impedir a construção de novos edifícios na Base Aérea norte-americana de Vicenza, cidade fundada nove séculos antes de Cristo e que fica entre Milão e Veneza.
As obras de ampliação da Base são para abrigar confortavelmente novos contingentes de soldados para a Guerra no Iraque. Hoje, existem 113 bases militares dos EUA na Itália e uma quantidade imensa de ogivas nucleares. Olhando de cima, a Itália é um verdadeiro porta-aviões a serviço da guerra no Iraque e no Afeganistão. O Estado Italiano ainda arca com 41% dos custos de manutenção dessas bases, ou seja, algo em torno de 336 milhões de dólares, anualmente.
Faz sessenta anos que a Itália foi “invadida” por bases dos Estados Unidos. Quando parecia, finalmente, que seria possível restituir à população italiana pedaços do seu território, o governo americano, com a surpreendente cumplicidade do novo governo italiano, age mais uma vez com prepotência.
Os habitantes de Vicenza decidiram mobilizar-se contra a militarização do seu território e começaram uma séria de manifestações na Itália e também em outros países que tiveram forte migração italiana. Por isso, a cidade de São Paulo, cidade que recebeu e recebe tantos italianos não ficará inerte ou displicente e oferecerá sua solidariedade ao Movimento de Vicenza. O ato acontece a partir das 16 horas, em frente ao Consulado Italiano, na Avenida Paulista.