Monsanto acusada de despejar lixo tóxico na Grã-Bretanha

Há evidências de que a multinacional Monsanto pagou a empreiteiros para que misturassem milhares de toneladas de material tóxico à terra usada em aterros no Reino Unido, mesmo sabendo do risco de contaminação da natureza e de seres humanos, informa o jornal britânico The Guardian.

Segundo a Agência Ambiental do Reino Unido, um inquérito foi aberto depois da descoberta da presença de produtos químicos tóxicos no lençol freático e na atmosfera, 30 anos após o despejo. Segundo a agência, poderão ser necessárias até 100 milhões de libras (R$ 410 milhões) para descontaminar uma área afetada no sul do País de Gales.

Segundo um relatório do governo britânico, obtido pelo Guardian, 67 produtos químicos, incluindo derivados de agente laranja e outras substâncias que só poderiam ter sido fabricadas pela Monsanto estão vazando de uma pedreira que não estava autorizada a receber lixo químico.

A Monsanto informou em nota, citada pelo diário britânico,que “continua a trabalhar com o Departamento de Meio Ambiente e outros órgãos regulatórios do País de Gales”, que a investigação mostrará que a Pharmacia Corp, empresa que deu origem à Monsanto e que teria sido responsável pelos despejos tóxicos décadas atrás, “informou os empreiteiros da natureza dos dejetos antes que fossem eliminados, e que a Pharmacia não despejou dejetos de seus próprios caminhões”.

Fonte: Portal Estadão