Haitianos chegam ao Brasil para debater ocupação do Haiti

A antropóloga e professora da Universidade do Haiti, Rachel Beauvoir Dominique, e o arquiteto e militante do movimento Luta Operária, Didier Dominique fazem um giro pelo Brasil, a partir do dia 1° de março para uma campanha de solidariedade ao Haiti. Rachel participa no próximo sábado, dia 3, no Recife*, de um debate sobre a situação atual de seu país.

À tarde a antropóloga visitará o Acampamento Chico Mendes, do MST, em São Lourenço da Mata, Recife. As famílias que vivem no acampamento, que fica na área da Usina Tiúma (Grupo Votorantim), sofrem há mais de quatro anos com constantes ameaças de despejo.

Os haitianos visitarão mais 10 cidades brasileiras com intuito de sensibilizar a sociedade em prol de uma grande campanha capaz de fazer valer o grito pela retirada das tropas estrangeiras do Haiti e o fim do saque financeiro. Diversas organizações e movimentos sociais haitianos exigem o não pagamento da dívida e a implementação de uma auditoria integral e participativa das dívidas financeiras, sociais, ecológicas e históricas.

O objetivo da auditoria é estabelecer quem são os devedores e encaminhar ações frente à justiça, sanções e reparações dos delitos cometidos. O povo almeja que os governos construam uma aliança de políticas novas, a serviço da justiça, dos Direitos Humanos, da autodeterminação dos povos e da soberania como base para a paz.

No dia 6 de março eles estarão em Brasília para um debate na Universidade de Brasília (UnB), e no dia 7 de março participam de uma audiência com autoridades. Durante a audiência eles pretendem entregar o Relatório Final da Missão Internacional de Investigação e Solidariedade com o Haiti.

A Missão Internacional foi composta por 20 representantes de redes, movimentos e instituições sociais da América Latina, Caribe, América do Norte e África. Entre os membros coordenadores da Missão estão Adolfo Pérez Esquivel (Prêmio Nobel da Paz), Nora Cortinas (Mães da Praça de Maio) e Beverly Keene (Jubileu Sul Américas).

O Relatório traz denúncias sobre a atuação das tropas de ocupação em tiroteios e massacres em bairros periféricos. A denúncia vai além da ocupação militar, mas também da ocupação econômica, da qual o país é acometido por um plano de submetimento econômico e financeiro com uma abundante mão-de-obra, o controle sobre os bens naturais e a grande parte da riqueza produzida.

O Dossiê Haiti é um comprometimento de solidariedade e apoio com o país e seu povo, um compromisso de contribuir com a luta do povo haitiano. Além de Recife e Brasília, os haitianos visitam também as cidades de Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

* O debate será no Sindicato dos Bancários: Av. Manoel Borba, 564 – Boa Vista – Recife – Às 10 horas