Biodiesel: “Precisamos evitar a dominação estrangeira”, diz Frei Sérgio

Danilo Augusto
Rádio Agência NP

Ainda no primeiro semestre deste ano o Brasil deve produzir mais de 800 milhões de litros de biodiesel. Foi o que afirmou Arnoldo de Campos, coordenador do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. Este número é superior aos 60% da demanda anual de produção – que é de 1,3 bilhão. Essa demanda surgiu com a lei que obriga misturar 2% do biocombustível ao óleo diesel comum a partir de 2008 em todo o país. O biodiesel é produzido a partir de plantas oleaginosas, como mamona, girassol e soja, que são fontes renováveis, ou seja, não se esgotam no meio ambiente como o petróleo.

O aumento da demanda de produção do biodiesel atrai investimentos de empresas estrangeiras. Frei Sérgio Görgen, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e ex-deputado estadual (PT-RS), afirma que o governo deve criar planos para que essas empresas não acabem gerando pobreza e concentração de terra.

“Deve-se criar mecanismos legais e políticos que impeçam a dominação estrangeira sobre a terra e sobre a indústria de transformação da biomassa e biocombustível. Os desafios para garantirmos que a biomassa seja nossa são a proibição de estrangeiros comprarem terras em nosso país e a garantia de uma empresa nacional que coordene todo o processo nacional da produção de biocombustível. A energia do futuro vai partir do campo e ela deve estar na mão de quem trabalha no campo e não na mão de quem explora os camponeses.”

Existem no Brasil 11 usinas de biodiesel em operação e mais 13 em construção. Com 24 usinas em funcionamento, até 2010 o país deve cumprir a meta em que é obrigado adicionar 5% do produto ao diesel comum.