Mobilização denuncia política de dominação imposta por George Bush

Gisele Barbieri
Radioagência NP

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) estão mobilizando todos os movimentos sociais, sindicatos e entidades representativas da classe trabalhadora para um manifesto contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Ele estará em visita oficial ao Brasil, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de março, onde será recebido pelo presidente Lula. A programação completa está em fase de conclusão

As manifestações acontecerão em diversas capitais do país. O 1° tesoureiro da CUT e representante da entidade na CMS, Carlos Alberto Spis, explica o por quê desta mobilização nacional anti-Bush.

“Não é contra o povo americano, pois nós temos o maior respeito pela sociedade americana, mas contra a política implementada por Bush que é uma política que olha o mundo sob o aspecto da dominação. Existe a dominação econômica, política e principalmente a militar. Os Estados Unidos tem invadido países, como agora recentemente o Iraque, ameaça outros países e cria praticamente assassinatos em massa de civis.”

Como repúdio a esta política de dominação, Carlos Spis sugere a união dos trabalhadores e o fortalecimento do Mercosul para que os países da América Latina possam negociar com o mundo de “cabeça erguida”.

Durante toda esta semana do dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, será distribuído à população um documento que além da denúncia ao presidente estadunidense, terá as reivindicações das mulheres contra a freqüente discriminação sofrida em diversos espaços da sociedade.