MAB ocupa Ibama por intervenção em barragens em Minas

Mais de 150 famílias de trabalhadores rurais do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) ocupam o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Belo Horizonte, em Minas Gerais, em protesto contra a transposição do Rio São Francisco e pela fiscalização do Ministério de Meio Ambiente em barragens em construção no estado, nesta quinta-feira (14/03).

O 14 de março é Dia Internacional de Luta contra as Barragens. O MAB reivindica também a redução dos altos preços da tarifa de energia para a população brasileira.

“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Ministério de Meio Ambiente e de Minas e Energia nada mais fazem do que abrirem as portas para a iniciativa privada e se tornaram responsáveis pela exploração desordenada dos recursos naturais, em vez de assumirem a função de fiscalizar e defender o meio ambiente”, diz a coordenação do ato.

O MAB pede audiência com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva para discutir a intervenção imediata nas barragens de Baguari, Aimorés e Jequitai. Além disso, defende o indeferimento dos projetos de barragens da região da Amazônia por causa dos impactos sobre a biodiversidade e comunidades.

Em Minas Gerais, mais de 10 mil famílias desalojadas pela construção de barragens ainda não foram reassentadas ou indenizadas. As principais hidrelétricas da região são Candonga, Aimorés, Fumaça, Itapebi, Emboque e Irapé. Em Irapé há famílias sem água ou obrigadas a consumir água contaminada.

Além das usinas hidrelétricas, existem as barragens de rejeito que colocam em risco a vida da população local, como foi o caso de Mirai, quando a barragem rompeu em janeiro de 2007. Os manifestantes denunciam que existem mais de 500 barragens desse tipo em Minas Gerais e ninguém tem controle dessa situação.

Apesar disso, continuam os processos de implantação de barragem. Estão mapeadas mais de 800 pequenas centrais hidrelétricas no estado, cada uma delas podendo inundar até 300 hectares de terra. Alem disso, existem mais de 100 grandes barragens projetadas para Minas.

As famílias atingidas por barragens estão mobilizadas por todo o país. Na quarta-feira, 100 famílias ocuparam o Projeto de Barragem de Baguari, no leste de Minas Gerais, e permanecem no local por tempo indeterminada.