No RS, MAB protesta em rodovia contra modelo energético

O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) realiza manifestação pública com 400 pessoas às margens da BR-153, no município de Erechim, no Rio Grande do Sul, contra o modelo energético vigente no país e a transposição do Rio São Francisco, nesta quinta-feira (14/03).

No 14 de março, Dia Internacional de Luta contra as Barragens, os manifestantes buscam abrir diálogo com a sociedade e com o poder público em relação a uma série de questões sobre o modelo energético brasileiro, como a redução imediata das tarifas de energia elétrica.

Os trabalhadores pedem a resolução do problema das famílias ameaçadas de despejo em função da reativação da estrada férrea da empresa ALL (América Latina Logística), que adquiriu a concessão da Rede Ferroviária S.A RFFSA. Outra reivindicação é o reassentamento das famílias de forma em área próxima ao locais onde residem atualmente e a construção de obras de infra-estrutura, como a instalação de creches, de um campus da universidade federal na região

O MAB denuncia também que as grandes empresas, principalmente as transnacionais, pagam de 8 a 10 vezes menos pela energia consumida (R$ 0,07 por Kwh consumido) do que a população brasileira (consumidores de Erechim pagam te R$ 0,63 por Kwh consumido).

Além do MAB, participam do protesto moradores da cidade e integrantes do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), MMC (Movimento das Mulheres Camponesas), CPT (Comissão Pastoral da Terra), FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).