MST consegue libertação de preso político

O militante do MST, Benedito Ismael Alves Cardoso, conhecido como Magrão, foi solto hoje, dia 16, do Centro Penitenciário São Miguel Paulista, onde estava em prisão irregular desde fevereiro desse ano. O juiz Sérgio Hideo concedeu a Magrão o direito de cumprir sua pena em regime aberto.

“Para nós do MST e para todos os movimentos sociais, essa foi uma vitória importante. Isso porque era um direito do Magrão cumprir o que resta da pena, em regime aberto. O juiz apenas corrigiu um erro que havia sido cometido”, afirmou Nei Strozeker, advogado do setor de direitos humanos do Movimento.

Magrão foi preso em 1999 quando participava com outros trabalhadores de uma manifestação em um pedágio da rodovia Castello Branco, em Boituva. Após permanecer por um ano e um mês encarcerado em diversos presídios do estado de SP, ele e mais cinco trabalhadores foram libertados com a possibilidade de responder ao processo em liberdade. Em 2005 foram condenados a 5 anos e oito meses de prisão em regime semi-aberto.

Em setembro de 2006, ele foi novamente preso e levado para a Cadeia Pública de Pinheiros, sendo transferido em fevereiro último para o Centro Penitenciário São Miguel Paulista. Sua prisão, no entanto, era irregular, já que pelo tempo em que permaneceu na cadeia, tinha direito à progressão penal, e conseqüentemente, a cumprir o que restava da pena em regime aberto.