Agricultor é preso por suposta agressão a assassino solto

O lavrador do MST José Santino foi preso na delegacia do município de Atalaia, na zona da mata de Alagoas, acusado de manter em cárcere privado e agredir um fazendeiro e um dos autores intelectuais do assassinato de Jaelson Melquíades, integrante do movimento, morto em novembro de 2005.

Mais cinco trabalhadores recebem acusações pelo mesmo crime.

Pedro Batista, fazendeiro e suspeito pelo assassinato, estava foragido há três meses quando 150 trabalhadores rurais descobriram o local do esconderijo em uma fazenda na área rural de Atalaia.

Ficaram indignados com a impunidade, cercaram o local e capturaram o foragido. Também apreenderam as armas e acionaram as polícias Civil e Militar, que efetivaram a prisão.

Depois disso, Batista ficou apenas uma semana no presídio e conseguiu habeas corpus para ficar em liberdade.

Dois pesos

Em audiência o governo do estado de Alagoas, as autoridades disseram que não poderiam fazer nada relação ao crime, mesmo tendo ainda um mandato de prisão para cumprir.

Diante disso, os integrantes da comissão formada por MST, CUT e professores públicos reafirmaram que o caso Jaelson não poderia ficar impune.

Além disso, questionaram que se o acusado fosse um trabalhador rural, não haveria dificuldades para realizar a prisão. No dia seguinte, Santino foi preso.