Famílias cansam de esperar e ocupam casas inacabadas

Cansadas de esperar pela conclusão de suas casas, famílias do município de Valença, sul do Rio de Janeiro, ocuparam ontem, dia 19, cinqüenta casas inacabadas construídas pela prefeitura do município. As obras começaram em 2004, mas foram interrompidas no ano seguinte. Vivendo em condições precárias, as famílias selecionadas pelo governo municipal para receber as moradias aguardam, desde então, pelas casas.

As construções já têm paredes, mas ainda não foram instaladas portas e janelas e falta eletricidade. Com a paralisação da obra, as casas estavam se deteriorando e o material, apodrecendo a céu aberto. As famílias que realizam a ocupação, já possuem concessão de uso das casas e querem pressionar a prefeitura a concluir as obras. Elas contam com apoio de militantes de partidos políticos, de entidades do município e do MST.

Ainda ontem, uma comissão dos futuros moradores se reuniu com o prefeito Fábio Vieira para negociar. De acordo com ele, com a saída das famílias, as obras serão retomadas. Mas as famílias querem um compromisso formal e um prazo. “Já ouvimos essa história várias vezes. Nossa disposição é de ficar nas casas, que já estão 70% prontas, e cobrar o término da construção”, afirmou Francisco, um dos ocupantes.

As casas ficam no bairro de Varginha. A Polícia Militar está presente no local desde o momento da ocupação, mas só acompanha a movimentação.