MPA realiza festa com milho crioulo em Goiás

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realiza neste sábado, dia 24, 2ª Pamonhada do Milho Crioulo de Catalão (GO). A abertura está prevista para 9h30, na comunidade de Cruzeiro.

Para a festa serão preparadas 4.000 mil pamonhas. Além disso, haverá produtos derivados do milho, música e dança. Todo o processo de produção foi manual e coletivo. Aproximadamente 1.500 famílias camponesas de 22 municípios participam do trabalho.

A semente crioula é uma variedade conhecida por não ter sofrido nenhum tipo de modificação pela biotecnologia ou por outros processos de melhoramento. “Essa é uma forma de mostrar a sociedade à cultura camponesa e incentivar o resgate das sementes do milho crioulo. Trata-se de um evento comemorativo e formativo”, conta Aline Nask, da coordenação do MPA.

De acordo com a coordenação, em 2006 foram colhidos 138,8 toneladas de milho crioulo e espera-se que este ano esse número seja bem maior. “Vamos celebrar o bom resultado do cultivo das sementes crioulas. Esse trabalho é importante para a autonomia dos camponeses e que está possibilitando a conservação, a multiplicação e a disponibilização das sementes a essas famílias”.

A comemoração reunirá camponeses/as, estudantes, autoridades locais, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Conab; apoiadores e o público em geral.