Novo ministro da Agricultura é ex-ministro de Collor e FHC

Giovani Girolometto
Agência Chasque

O deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB) é o novo Ministro da Agricultura. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ao novo ministro nesta sexta-feira, 23, junto com as nomeações de Marta Suplicy, para o Turismo, e de Walfrido dos Mares Guia, para as Relações Institucionais.

Reinhold Stephanes é economista, tendo atuado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) durante a ditadura militar, e na presidência da Sociedade Brasileira dos Economistas Rurais.

Seu primeiro mandato como deputado federal foi pela ARENA, na década de 70. Nos anos 80, elegeu-se duas vezes pelo PFL. No PMDB, assumiu uma vaga na Câmara dos Deputados no lugar de José Borba, que renunciou para escapar da cassação do mensalão. Ele também foi ministro da Previdência nos governos de Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

Entre 2002 e 2006, o patrimônio do deputado cresceu 11 vezes, de acordo com suas próprias declarações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2002, Stephanes declarou R$ 59 mil em bens. Na última eleição, sua declaração foi de R$ 698 mil em patrimônio.

O deputado foi escolhido pelo presidente Lula e pelo presidente do PMDB, Michel Temer, após a desistência de Odílio Balbinotti, alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF).