Brasil é um dos maiores fabricantes de armas do mundo

Gisele Barbieri
Radioagência NP

O Brasil é um dos maiores fabricantes de armas de pequeno porte do mundo. O dado foi divulgado pelo grupo de pesquisas Suíço “Small Arms Survey”, do Instituto de Estudos Internacionais de Genebra. Entre 2002 e 2006, o Brasil foi responsável pela produção de uma quantidade de armas cinco vezes maior que a recolhida durante a campanha do desarmamento, entre 2004 e 2005. Ao lado do Brasil, figuram países como a China, Rússia, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos.

Para Jayme Benvenuto, membro da coordenação colegiada do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) em Recife (PE), dados como esses após a regulamentação do Estatuto do Desarmamento em 2004, podem ser um dos responsáveis pela onda de violência no país.

“Nós temos, portanto, uma lei relacionada ao controle de armas e, por outro lado, nós vemos as empresas fabricando e vendendo mais armas. É muito preocupante porque na realidade o que pode ter ocorrido é uma investida da indústria para desmoralizar a lei e com isso a gente volta a este Estado de barbárie que o Brasil está vivendo.”

Segundo a diretoria de fiscalização do Exército, a indústria bélica brasileira produziu mais de dois milhões de armas nos últimos cinco anos, das quais mais de 500 mil foram destinadas ao mercado nacional, para polícias, forças armadas e público civil. Uma das maiores fabricantes de armas do país, a empresa gaúcha Taurus, teve um aumento de 67%, em seu lucro líquido no último ano, passando de cerca de R$ 18 milhões para em torno de R$ 30 milhões.