Mais 60 Sem Terra são despejados no Paraná

Após um despejo violento que resultou em dez Sem Terra feridos e nove presos, no dia 23 de março, em Diamante do Oeste, no Paraná, na manhã desta sexta-feira, dia 30, mais 60 famílias do MST foram despejadas na região Centro-Oeste do Estado.

Cerca de 500 policiais da Polícia Militar realizam a ação de despejo na fazenda Santa Maria, em Santa Maria D’ Oeste. Segundo os acampados, a PM chegou por volta das 6h30 da manhã, rendeu as famílias e iniciou a retirada dos trabalhadores, que saíram pacificamente.

As informações até o início da tarde, dão conta de que uma parte dos Sem Terra se desloca para casa de parentes e amigos na cidade, enquanto outros seguem para o Assentamento Estrela do Oeste, também o município.

A fazenda Santa Maria tem previsão de ser leiloada, uma vez que, está penhorada pelo banco Bradesco. A área de 140 alqueires, pertencente à Neide Alves e foi ocupada por 100 famílias do MST, em 7 de agosto de 2007. A ocupação foi uma tentativa de pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a desapropriar o local para o assentamento das famílias acampadas na região.

No Paraná, atualmente ainda existem 8 mil Sem Terra do MST em acampamentos em latifúndios improdutivos e beiras de estradas, esperando um pedaço de terra para sobreviver.