No Rio, começa encontro de entidades gerais da UNE

Começa hoje, dia 30, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o 55º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE. A UFRJ receberá mais de 500 lideranças jovens de todo o país. Até o dia 1º de abril, eles estarão reunidos no campus Fundão para participar de um dos principais fóruns de discussão e deliberação do movimento estudantil brasileiro. O economista Carlos Lessa e o músico Carlos Lyra são presenças confirmadas.

O Coneg reúne representantes de DCE’s, Uniões Estaduais e Municipais dos Estudantes, Federações e Executivas de cursos. Na programação, painéis simultâneos sobre democratização da comunicação, política econômica, reforma universitária, “PAC da Educação” e violência e maioridade penal. Já os grupos de discussão vão abordar temas diversos: racismo, meio ambiente, drogas, glbtt, cultura e outros.

O encontro também convocará o próximo Congresso da UNE. Os participantes decidirão o novo regimento eleitoral do 50º CONUNE, que vai escolher a nova direção da entidade em junho deste ano.

70 anos da UNE

O Coneg encerrará as suas atividades num dia simbólico para o movimento estudantil: 1º de abril. Nesta data, em 1964, a sede da UNE foi incendiada e destruída pela ditadura militar. Um grande ato político-cultural vai relembrar os 43 anos do episódio, celebrar a retomada do terreno na Praia do Flamengo, 132 e comemorar os 70 anos da UNE (que serão completados em 11 de agosto)

Os estudantes ocuparam o espaço no dia 1º de fevereiro deste ano, durante uma passeata que reuniu 5 mil pessoas pelas ruas do Rio. Desde então, eles aguardam acampados a decisão da justiça sobre a posse.

No mesmo dia, será lançada a exposição de fotos “Praia do Flamengo, 132. A história da ocupação, da demolição e retomada do terreno da UNE”, que traça uma linha cronológica sobre a história do prédio, que foi demolido em 1980.

O objetivo do ato é repudiar o golpe militar e cobrar do governo uma posição mais firme em relação à abertura dos arquivos da ditadura militar. Além disso, haverá manifestações contra a crescente violência na capital carioca, com a participação do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz.

Fonte: Assessoria da UNE