Santa Catarina recebe Festa das Sementes

Luiz Renato Almeida
Agência Chasque

Mais de 30 mil pessoas são esperadas no município de Anchieta (SC), para a quarta edição da Festa Nacional das Sementes Crioulas e para o segundo Encontro de Formação Camponesa. Os eventos ocorrem de 18 a 22 de abril e vão discutir as experiências desenvolvidas por pequenos agricultores na conservação e multiplicação de sementes crioulas.

Serão abordados temas como agroecologia, produção e resgate de sementes, soberania alimentar e luta contra o modelo dos transgênicos e do agronegócio. Cledecir Zucchi, um dos organizadores do evento, afirma que a Festa das Sementes é o momento para apresentar os resultados já conquistados pelos camponeses.

“Esse encontro visa resgatar o princípio da produção dos camponeses, que é ter a produção das sementes crioulas. Um encontro desses ganha uma importância grande, porque consegue trazer o resultado já realizado, e também projetar que é possível os camponeses produzirem sementes, melhorando a tecnologia das sementes e fazendo a multiplicação”, diz.

Cledecir Zucchi fala sobre a importância de o pequeno agricultor produzir suas próprias sementes. “É para os camponeses terem independência e começarem a definir os meios de desenvolver suas tecnologias, a partir da sua identidade cultural, não criando essa dependência econômica com as transgenias, com as grandes empresas capitalistas, que visam apenas a relação do lucro com o agricultor”, explica.

A Festa Nacional das Sementes Crioulas de Anchieta é organizada pela Via Campesina, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar, pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor e Paróquia Santa Lúcia. No encontro, são esperados delegados de mais de 40 países.