EUA legitima campo de concentração de Guantânamo

A Corte Suprema dos Estados Unidos legitimou na segunda-feira, dia 2, a detenção de umas 400 pessoas na base naval de Guantânamo, ao rechaçar solicitações de vários presos que pretendiam levar seus casos para tribunais federais.

O órgão máximo de justiça respaldou assim uma disposição do presidente George W. Bush, que, no final de 2006, atou as mãos legalmente de centenas de presos que nem sequer conhecem os motivos pelos quais são responsáveis.

Os advogados de defesa apelaram para as leis estadunidenses e, especificamente, ao direito de hábeas corpus, que exige do governo a apresentação de provas contra uma pessoa para mantê-la reclusa.

Contudo, a corte estimou que os prisioneiros de Guantânamo carecem de direitos dentro do sistema legal norte-americano e, portanto, negou este pedido de justiça.

Bush legalizó en octubre de 2006 el limbo legal en que viven los residentes de la base estadounidense, ubicada en el oriente de Cuba en contra de la voluntad del pueblo y el gobierno de la isla.

Bush legalizou em outubro de 2006 a prisão em que vivem os residentes da base estadunidense, situada no oriente de Cuba, contra a vontade do povo e do governo da ilha.

Fuente: DIN