Assentados protestam em prefeitura de Nova Santa Rita (RS)

Luiz Renato Almeida
Agência Chasque

Cerca de 300 agricultores assentados em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), ocuparam na manhã de hoje, dia 10, a Secretaria de Obras do município. Os trabalhadores cobram promessas da prefeitura em relação aos quatro assentamentos existentes no município.

A construção e melhoria das estradas dos assentamentos, a coleta do lixo e o transporte escolar eram algumas das reivindicações dos assentados, como explica Emerson Giacomelli, integrante do Movimento Sem Terra (MST).

“A pauta principal foi a questão da construção e melhoria das estradas dos assentamentos, o transporte escolar e a educação, a coleta do lixo, além de alguns convênios junto ao Governo Federal”, diz.

A Secretaria de Obras foi desocupada ainda pela manhã. Os agricultores conseguiram fazer com que a prefeitura liberasse as máquinas para a melhoria de estradas no assentamento Santa Rita de Cássia II, o mais recente do município.

Após a ocupação, a prefeitura também se comprometeu a disponibilizar transporte escolar e fazer um roteiro para a coleta do lixo no assentamento. As demais comunidades também receberão melhorias nas estradas. O MST promete novas mobilizações caso a prefeitura não cumpra com o acordo.